É preciso ser de desporto para trabalhar no mercado desportivo?

Por Miguel Nicolau em

Nesta conversa discutimos a necessidade de ter o background de desporto, ou seja, ter uma licenciatura nesta área, para se trabalhar no mercado desportivo. Falamos também sobre as particularidades do mundo do desporto e dos fatores que contribuem para uma boa carreira nesta indústria.

Desfrutem o conteúdo da forma que preferirem: em cima com o vídeo, logo a seguir com o áudio, ou aqui por baixo com as notas da conversa.

É preciso ser de desporto para trabalhar no mercado desportivo?

Assunto a esclarecer antes de responder à pergunta: o que é o mercado desportivo? Se definirmos como indústria desportiva ou o negócio do desporto é uma coisa, mas se virmos o mercado desportivo como algo que abrange a parte técnica (treinadores, fisioterapeutas, etc.) e a parte do negócio, já é diferente.

Na My Evolution Now tratamos o mercado desportivo como a indústria desportiva ou a gestão desportiva num sentido mais abrangente. Isto envolve: marketing, parte financeira, gestão de eventos, estratégia comercial, digital, etc.

A verdade é que quanto a esta indústria desportiva, não é necessário ser-se de desporto para atuar na área. Não queremos dizer com isto que não haja vantagens em ter esse background ou que não tem as suas particularidades. Esclarecendo: há vantagens em ser-se de desporto querendo atuar na área e esta tem várias particularidades.

Vantagens de ter o background do desporto:

– Rede de contactos

– Conhecimento da “cultura da área”;

– Conhecimentos técnicos que juntando com conhecimentos de gestão desportiva podem acrescentar mais valor do que se conhecessem apenas uma área;

Particularidades do mundo do desporto:

– Rede de contactos é sempre importante, no desporto ainda mais;

– Predominância de homens;

Há uma quantidade enorme de profissionais que trabalham na indústria desportiva sem serem de desporto. Eu por exemplo comecei por estudar economia, e depois é que fui para gestão desportiva. Apesar de sempre estar muito envolvido com o desporto, tanto a praticar como na vertente de espectador não tive de estudar desporto para chegar a esta fase de integração no mercado.

Já falámos com vários intervenientes nesta indústria, como o Ivan Braz, que também nos disseram que não é necessário ter esse background.

O que é necessário para se trabalhar na indústria do desporto?

– Conhecimento geral de gestão desportiva e/ou específico de uma área (marketing, gestão de eventos, etc.);

– Proatividade;

– Network;

– Espirito empreendedor.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Miguel Nicolau

Sou apaixonado pelo desporto desde muito novo, seja como praticante ou como espectador. Acredito no potencial do mundo do desporto e na sua importância, daí estar a desenvolver este projeto. Tirei uma licenciatura em Economia na FEP e um mestrado em Gestão Desportiva no Johan Cruyff Institute. Continuo a aprender (mais pelo prazer do que pela necessidade) seja com livros, cursos online ou pessoas que vou conhecendo. Se quiserem conversar ou partilhar ideias comigo, não hesitem em contactar-me via LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Segue-nos nas redes sociais!